2.10.09

Buscando certidões

E então? Já coletou todas as informações com a nonna, o nonno e os tios?

Na edição anterior, falamos da importância dos parentes como fonte de informação na estruturação de um processo de cidadania italiana. Hoje vamos organizar estes dados e iniciar nosso percurso nos cartórios e igrejas do Brasil e da Itália.

Antes de visitar estes serviços sugiro que você organize sua árvore genealógica de forma simples e ordenada.

Selecione os parentes em linha direta de seu antepassado até você como no exemplo:

Nascido na Itália Trisavô: Mario Rossi

Nascidos no Brasil Bisavô: Luis Rossi, filho de Mario

Avô: Pedro Rossi, filho de Luis

Pai: João Rossi, filho de Pedro

Requerente: José filho de João

Para cada integrante monte uma ficha com os seguintes dados:

· nome completo e todas as possíveis variações de grafia e tradução.

· data de nascimento ou ano aproximado, que você pode obter calculando pela idade que ele tinha em outras certidões.

· local de nascimento ou, se não souber exatamente, os prováveis locais.

· nacionalidade.

· nome do pai e todas as possíveis variações de grafia e tradução.

· nome da mãe e todas as possíveis variações de grafia e tradução.

· nome da esposa e todas as possíveis variações de grafia e tradução.

· data de casamento ou, se não souber, tente descobrir o ano de nascimento do primeiro filho e calcule um ano antes – na época em que não havia televisão é uma conta quase certa, acredite.

· local de casamento ou, se não souber exatamente, os prováveis locais.

· data de óbito ou, se não souber exatamente, tente perguntar aos seus parentes mais velhos que idade eles tinham quando o sujeito morreu e que época do ano era, então a partir desta informação calcule a data aproximada.

· local de óbito ou, se não souber exatamente, os prováveis locais.

· observações: todos os dados que você considerar interessantes.

Agora sim, com suas informações organizadas, você tem tudo para começar seus contatos com os cartórios e as igrejas do Brasil e da Itália e buscar todas as suas certidões sem sair de casa.

Antes de pedir as certidões vamos recordar as datas em que no Brasil e na Itália passou a ser obrigatório o registro dos atos civis em cartório. No Brasil tal obrigatoriedade vigorou somente a partir da Proclamação da República, em 15/11/1889. Na Itália, antes da unificação, o registro era facultativo, foi instituido no período do Reino e tornou-se obrigatório somente em 20 de junho de 1871. Antes destas datas existiam unicamente os registros religiosos e, portanto, é necessário observá-las para pesquisar no registro adequado. Nos documentos obtidos pode constar, em alguns casos, mais informações sobre sua família e assim você vai completando suas fichas sobre os antepassados.

No Brasil não é necessário visitar pessoalmente os cartórios e igrejas. Tendo em mãos os dados dos antepassados, telefone ao cartório ou igreja e solicite uma pesquisa. O resultado poderá ser conhecido por telefone e então é só pedir que enviem a certidão, ou, caso não encontrem, uma negativa pois esta poderá ser útil para um possível processo de suprimento de registro.

O pagamento poderá ser efetuado mediante sedex a cobrar, vale postal, depósito em conta corrente ou cheque nominal ao cartório. Bastará combinar com o pessoal do próprio cartório ou igreja e solicitar que remetam a certidão com carta registrada ou sedex para prevenir os extravios.

Enviarão o documento sem que você tenha a necessidade de se deslocar.

Para obter os telefones e endereços dos cartórios e igrejas brasileiros sugiro dois sites:

Cartórios Brasileiros - http://www.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/index.html

Arquidioceses Brasileiras - http://www.donativos.org.br/catalogo/ (procure o telefone da circunscrição e solicite a esta o número da paróquia ou curia) – ou use o serviço de informações telefônicas que também é eficiente.

No caso das certidões italianas sugiro envio de pedido por e-mail, carta ou fax para as prefeituras e igrejas. Um modelo adequado de carta você encontra no link (http://www.conrio.org.br/Modulli/modelloletteraComune.htm) e, substituindo sindaco e atto di nascita por parroco e certificato di battesimo o modello também servirá para as igrejas. Lembre que prefeitura tem somente uma por cidade (comune) mas igreja pode ter inumeras. Se não souber qual igreja envie para todas as da localidade selecionada.

Para obter informações sobre as prefeituras e igrejas italianas sugiro dois sites:

Prefeituras Italianas - http://www.comuni.it/ (tem o e-mail de quase todas)

Igrejas Italianas - http://www.parrocchie.it/ ou http://www.chiesacattolica.it/cci_new/parrocchie/